26º Campeonato Brasileiro de Orientação será realizado em Ipameri
Campeonato será realizado de 30 de abril a 4 de maio

A Prefeitura de Ipameri, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Eventos, apoia o 26º Campeonato Brasileiro de Orientação (CamBOr), que será realizado de 30 de abril a 4 de maio, em Ipameri. Na manhã desta quarta-feira (19), os presidentes da Federação de Orientação de Goiás e Clube de Orientação Entre Rios, representando a comissão organizadora do evento, visitaram o gabinete do prefeito Jânio Pacheco para divulgar o campeonato.
“Sempre tratei o esporte como um todo e, por isso, dei autonomia ao secretário Felipe para que apoiasse o esporte em todas as modalidades em nossa cidade. Ficamos muito felizes e honrados em receber e apoiar aqui em Ipameri esta importante competição, que é o Campeonato Brasileiro de Orientação”, declarou o prefeito Jânio.
“Vamos dar todo o apoio possível para a realização deste grande evento. Esse é o trabalho da Secretaria de Esportes, que pensa em todos os esportes. A orientação é um esporte pouco conhecido, mas muito tradicional em nossa cidade. Estamos mostrando Ipameri para o país e o mundo como uma das cidades referências nesse esporte”, destacou o secretário Felipe Leonel, que acompanhou os organizadores José Reinaldo e Isthar Franzoi durante a visita.

O 26º CamBOr é uma realização da Confederação Brasileira de Orientação (CBO), da Federação de Orientação de Goiás (FOG) e do Clube de Orientação Entre Rios (COER), e conta com o apoio do Executivo Municipal. A competição deverá reunir mais de 500 atletas de todo o Brasil e será válida para o ranking internacional World Ranking Event (WRE) da Federação Internacional de Orientação (International Orienteering Federation – IOF).
Modalidade
A orientação é uma modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. Em síntese, o praticante deve passar por pontos marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola. Em outubro de 2024, Ipameri sediou a etapa estadual do evento.